Como Ter Sua Carteirinha de Estudante no Celular?

Como Ter Sua Carteirinha de Estudante no Celular? (foto: internet)

Muitas novidades na carteirinha de estudante foram decorrentes da portaria número 78 de 2018 no Diário Oficial da União, responsável pela regulamentação da meia entrada. Uma delas foi a opção digital do documento para apresentar através do celular.

Isso só foi possível por causa de uma modificação no layout do documento. Ele possui uma tecnologia cada vez mais utilizada: a do QR Code. Ele consiste em um código de barras, mas com barras bidimensionais.

A partir do QR Code, podem ser inclusas informações avançadas no código que é lido pelos scanners de bilheterias e caixas. Isso inclui números, endereços e dados avançados de contato. Eles ficam disponibilizados tanto no cartão físico como na versão digitalizada.

Saiba mais a respeito logo a seguir!

Padronização da carteirinha de estudante

As inovações nas carteirinhas de estudantes do país todo trouxeram algo que há muito tempo era necessário. Finalmente, um padrão foi atribuído ao documento. As entidades estudantis devem seguir esse layout e possuir a tecnologia QR Code para serem aceitas.

Como Ter Sua Carteirinha de Estudante no Celular? (foto: internet)
Como Ter Sua Carteirinha de Estudante no Celular? (foto: internet)

O objetivo da mudança foi, em especial, permitir um controle mais apurado do uso da carteirinha de estudante para a meia entrada. Assim, fica muito mais fácil de garantir que não sejam utilizadas carteirinhas vencidas ou adulteradas por falsificadores.

Carteirinha de estudante via app

Aplicativos para carteirinha de estudante digital e outros serviços estão sendo criados pelos emissores do documento. A disponibilidade dessa ferramenta, tanto para sistema Android como para o sistema iOS da Apple é ótima para facilitar o uso do documento no dia a dia.

As empresas e promotores de eventos conseguem fazer a conferência da mesma forma que acontece com a apresentação da carteirinha de estudante na versão física. No entanto, o app precisa ser oficial e integrado aos processos digitais de comercialização de ingressos.

No caso da carteirinha para jovens de baixa renda, já há um aplicativo oficial na ativa. É o chamado ID Jovem 2.0 ou ID Jovem App. Pouco a pouco, o uso dos smartphones para identificação e até mesmo pagamentos por aproximação estão se popularizando, sendo interessante que a gente permaneça de olho nas novidades vindouras.

Determinações legais

A portaria da Leia da Meia Entrada serviu como uma estratégia de manutenção de uma determinação legal que já existia e é muito provável que ela sofra mais atualizações com o passar do tempo.

De qualquer maneira, os órgãos emissores da carteirinha de estudante (UNE, UBES e ANPG) continuam as responsáveis pela emissão e publicação anual do padrão vigente para o ano corrente.

Uma das previsões da lei é que toda a carteira de estudante tenha um certificado digital atribuído. Ele é emitido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, o ITI e consiste num conjunto de informações que constam em um banco de dados nacional. Elas são acessadas pelo QR Code.

E então, já baixou o aplicativo da meia entrada para ter a sua carteirinha de estudante no celular? Faça isso hoje mesmo e não esqueça de manter consigo outro documento de identificação caso seja solicitado para conferência.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *