Consórcio de Imóvel: Bom Negócio ou Armadilha?

Consórcio de Imóvel: Bom Negócio ou Armadilha? (foto: internet)

Sobre o consórcio de imóvel muitas pessoas possuem dúvidas a respeito do assunto, isso porque nos dias atuais existem ainda os financiamentos para compra de casas, sendo assim, certamente as dúvidas são ainda maiores.

Aqui iremos apresentar um pouco mais sobre esse tipo de consórcio e como o mesmo funciona, além do mais, falaremos se os mesmos são de fato um bom negócio ou se o ideal é financiar. Sabidamente, as pessoas que vão até esse tipo de serviço fazem isso porque não possuem os valores à vista para jogar, sendo assim, o consórcio de imóvel acaba sendo então uma opção alternativa.

Saiba mais sobre o consórcio de imóvel

Consórcio de Imóvel: Bom Negócio ou Armadilha? (foto: internet)
Consórcio de Imóvel: Bom Negócio ou Armadilha? (foto: internet)

Em relação ao consórcio de imóvel é importante saber que na realidade, o consórcio nada mais é do que uma modalidade de aquisição de bens e serviços, o mesmo é realizado sempre de forma coletiva e em geral possui um prazo pré-determinado.

Além do mais, esse coletivo pode ser formado por pessoas físicas ou jurídicas, todos devem ter em mente o mesmo objetivo: a aquisição de um imóvel! Os mesmos serão regulados por uma administradora, sendo que desta foram poderão realizar uma espécie de autofinanciamento coletivo para os bens desses participantes no geral.

Desta forma, o consórcio de imóvel acaba funcionando basicamente da seguinte maneira: esses cotistas devem enfim pagar essas mensalidades que certamente quando são somadas acabam sendo o suficiente para que um desses cotistas tenha acesso ao seu bem.

Sendo assim, todos os meses um sorteio deve enfim ser realizado, e a pessoa sorteada acaba então sendo contemplada com uma carta de crédito, sendo assim, a mesma pode conseguir antes seu imóvel.

Porém, caso essa pessoa não consiga ser sorteada, então ao final do período do contrato a mesma deve saber que todos esses consorciados deverão ser contemplados. Sendo assim, o consórcio de imóvel pode ser excelente principalmente para aqueles que realmente não possuem urgência sobre esse bem, sendo assim, ser cotista pode ser uma boa alternativa.

Atualmente o consórcio é uma excelente alternativa frente aos financiamentos, isso porque sabemos que os juros são exorbitantes e isso pode pesar ao final, em geral ao comprar um imóvel financiando a pessoa pode acabar pagando o dobro devido aos juros.

Consórcio de imóvel é um bom negócio?

De fato, essa é uma pergunta muito repetitiva: consórcio de imóvel é um bom negócio? Isso porque muitas pessoas acabam entrando de cabeça sem nem ao menos saber se os mesmos realmente são uma boa alternativa.

Entre o consórcio e o financiamento em geral o ideal é ir pelo consórcio, isso porque os financiamentos possuem juros altos e frequentemente as pessoas acabam não conseguindo pagar.

Porém, muitas vezes ao fazer um consórcio de imóvel uma grande parcela não presta atenção aos dados repassados sobre pagamentos e pode ser que se surpreendam com o passar do tempo.

Geralmente quem tem o valor total paga à vista sem necessidade de fazer uso de consórcios ou financiamentos, quanto ao consórcio as parcelas podem ser até 10 vezes menores do que as parcelas dos financiamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *