Devo economizar ou investir meu dinheiro?

Devo economizar ou investir meu dinheiro? (Foto de Karolina Grabowska no Pexels)

Investir e economizar são importantes, mas não são a mesma coisa. Embora ambos possam ajudar você a alcançar um futuro financeiro mais confortável, os consumidores precisam conhecer as diferenças, quando é melhor economizar e quando é melhor investir.

A maior diferença entre economizar e investir é o nível de risco assumido. A economia normalmente permite obter um retorno mais baixo, mas praticamente sem risco. 

Por outro lado, o investimento permite obter um retorno mais alto, mas você assume o risco de perda para fazer isso. Além disso, é importante saber Como declarar fundos de investimento no Imposto de Renda para não ter problemas futuros com o investimento. 

Aqui estão as principais diferenças entre os dois – e por que você precisa dessas duas estratégias para ajudar a criar riqueza a longo prazo.

Economia versus investimento explicado

Poupar é o ato de guardar dinheiro para uma despesa ou necessidade futura. Quando você escolhe economizar, deseja disponibilizá-lo com relativa rapidez, talvez para usá-lo imediatamente. 

No entanto, a economia também pode ser usada para objetivos de longo prazo, especialmente quando você quer ter certeza de que possui o dinheiro no momento certo no futuro.

Os poupadores geralmente depositam dinheiro em uma conta bancária de baixo risco. Aqueles que desejam maximizar seus ganhos devem optar pela maior conta de poupança de rendimento percentual anual que encontrarem (desde que atendam aos requisitos mínimos de saldo).

Investir é semelhante a economizar, pois você está arrecadando dinheiro para o futuro, exceto que deseja obter um retorno mais alto em troca de assumir mais riscos. 

Os investimentos típicos incluem ações, títulos, fundos mútuos e fundos negociados em bolsa. Você usará um corretor de investimentos ou uma conta de corretagem para comprá-los e vendê-los.

Se você deseja investir dinheiro, planeje manter seus fundos no investimento por pelo menos três a cinco anos. Os investimentos podem ser muito voláteis em curtos períodos de tempo e você pode até perder dinheiro com eles. 

Portanto, é importante que você invista apenas o dinheiro que não precisará imediatamente, principalmente dentro de um ano ou dois.

Como a economia e o investimento são semelhantes?

Economizar e investir têm muitos recursos diferentes, mas eles compartilham um objetivo comum: são as duas estratégias que ajudam a acumular dinheiro.

Ambos usam contas especializadas em uma instituição financeira para acumular dinheiro. Para poupadores, isso significa abrir uma conta em um banco ou cooperativa de crédito.

 Para os investidores, isso significa abrir uma conta com um corretor independente, embora agora muitos bancos também tenham um braço de corretagem. 

Economizadores e investidores também percebem a importância de economizar dinheiro.

Os investidores devem ter o suficiente em uma conta bancária para cobrir as despesas de emergência e outros custos inesperados antes de associarem uma grande parte da mudança nos investimentos de longo prazo.

Por conta disso, toda decisão demanda análise e isso pode precisar de ajuda de alguma consultoria profissional. Por isso, é importante se informar detalhadamente para não perder dinheiro e fazer um bom negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *