O que é e para que serve Metilcobalamina?

O que é e para que serve Metilcobalamina? (Foto: Depositphotos_146659811_s-2019)

A Metilcobalamina funciona como uma forma ativa da vitamina B12. Pode ser utilizada nos tratamentos de deficiências no organismo de vitamina b12, incluindo a anemia megaloblástica. Tem vantagens por ser neutroprotetora, anticancerígena, desintoxicante e aniterogênica. Também pode apresentar funções antialérgicas e humor-moduladora.

A vitamina b12 não é sintetizada pelo organismo humano e é hidrossolúvel, estando presente em diversos alimentos de origem animal. Idosos, vegetarianos e pessoas que tem uma dieta com pouca proteína são frequentemente diagnosticados com a sua deficiência, apresentando problemas de absorção intestinal.

O que é?

As pessoas que tem deficiência de vitamina b12 podem apresentar problemas no metabolismo da homocisteína, transtornos cardiovasculares, neurológicos, hematológico, além de reações da metilação do organismo. Muitas vezes, essa deficiência pode não dar sintoma nenhum por muito tempo, mas depois, trazendo uma deficiência crônica que pode levar a manifestações neurológicas irreversíveis se não cuidada.

Como é uma forma ativa de B12, a metilcobalamina now é melhor absorvida e biodisponível, sem ter a necessidade de que o organismo converta, sendo retira de maneira bem mais eficaz pelos tecidos e fígados.

O suplemento é utilizado quando há carência do nutriente e isso pode ser detectado através de exame de sangue. Somente os nutricionistas recomendam a suplementação da vitamina, indicando como pode ser mais fácil incorporar isso no sistema. As principais fontes de vitamina b12 são os alimentos de origem animal, por siso, os vegetarianos e veganos tem maior facilidade de desenvolver a carência do nutriente.

Por isso, é bem importante realizar um exame e conversar com um médico ou nutricionista para saber se há necessidade de suplementar a vitamina. Alguns cerais e outros produtos de soja também apresentam uma boa quantidade de vitamina b12.

Benefícios

A vitamina é bem importante para a formação de células vermelhas no sangue, além de ser importante para o sistema nervoso central, mantendo as funções. Também tem função importante para o DNA, reduzindo a quebra de cromossomos, um fator de risco para o desenvolvimento de câncer.

Além disse, previne a anemia megaloblástica, caracterizada pela imaturidade e tamanho anormal das hemácias, além de diminuir os leucócitos e plaquetas. Com a vitamina b12, ela auxilia a formação, maturação e integridade das hemácias, contribuindo para a prevenção da doença.

Também tem se descoberto que a vitamina é muito boa para os idosos, pois ela é essencial no desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Com uma suplementação, os idosos podem ter encolhimento menor do cérebro ao longo dos anos.

Há também evidências que demonstram que ela é muito boa para a regeneração dos músculos, mantendo as reservas de energia, interferindo na proteína que mantem o nível adequado de massa muscular. Além disso, também pode indicar que em boas quantidades, diminui o risco de desenvolver depressão.

Por isso, é bem importante contar com os cuidados para que não haja deficiência dessa vitamina e de outras. A suplementação é bastante indicada para casos específicos, contando com diferentes formas de obter a vitamina no organismo, por isso, confira com o seu nutricionista ou médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *