Você sabe como conservar o assento de couro do seu carro?

Designer e Marketer

Você sabe como conservar o assento de couro do seu carro?

Ter o assento do carro revestido em couro de certo significa elegância e conforto, mas você sabe como conservar o assento de couro do seu carro? Mesmo sendo mais resistente, esse tipo de estofamento precisa de cuidados para garantir sua durabilidade.

Com o tempo, alguns danos podem se acumular se não for feita a manutenção certa, desbotando, rachando e até mesmo rasgando seu assento. Por isso é importante fazer a limpeza com uma certa periodicidade.

Outro fator importante são os cuidados necessários para fazer a limpeza. Produtos que contém álcool, cera, polidor e substâncias derivadas do petróleo, como vaselina e silicone, pode estragar o couro do seu carro.

Acompanhe esse post e aprenda como conservar o estofamento de couro do seu carro.

Cuidados diários

O primeiro passo para conservar seu estofamento de couro é manter alguns cuidados no dia a dia.  Dependendo do que você leva consigo, seja as crianças, as ferramentas de trabalho ou seu cachorro, isso pode comprometer o interior do seu carro.

O ideal é não deixar a sujeira se acumular. Sempre que puder, faça a limpeza do estofado usando uma esponja que não arranha e diluindo na água sabão líquido ou detergente neutro. Remova o sabão com um pano úmido bem torcido e depois passe um pano seco.

Use uma escova de dente para tirar as sujeiras mais difíceis, principalmente na parte da costura. Caso seja uma sujeira muito difícil de tirar, colocando em risco até mesmo sujar o estofamento de couro, é melhor procurar ajuda de um profissional

Hidratação do couro

Após de fato limpar seu estofado, o couro do seu carro está pronto para ser hidratado. Esse sim é o cuidado maior para prolongar a vida útil do seu banco de couro. Mas qual hidratante usar?

Dê sempre preferência aos hidratantes líquidos, pois sua aplicação é mais fácil para distribuir de forma homogênea. Lembre-se que, quanto mais o hidratante for apurado, melhor será a absorção do couro do seu carro.

Modo de aplicar

A hidratação precisa ser feita de maneira uniforme. O correto é espalhar o hidratante em quantidades iguais por todo o couro, fazendo movimentos circulares para aplicar o hidratante de forma homogênea.

Após a aplicação deixe o hidratante agir por um tempo de 30 a 40 minutos. Retire o excesso de hidratante com uma flanela seca,

Periodicidade

Crie o hábito de realizar esse procedimento de tempo em tempo. O ideal é que, em regiões com o tempo mais seco, onde usasse também o ar condicionado com frequência, faça essa hidratação de 2 em 2 meses. Já regiões mais úmidas, com um clima mais ameno, esse procedimento pode ser feito de 4 em 4 meses.

Agora que você já sabe como conservar o assento de couro do seu carro, coloque nossas dicas em prática e nos conte o que achou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *